sexta-feira, 29 de julho de 2011

TROCA COM EMA



A minha compatriota Ema propôs-me uma troca. Aqui vão alguns exemplares. Realço que os dedais da 2ª foto foram-me generosamente oferecidos pela Ema. O da borboleta foi todo ele feito pela sua mãe e o da flor foi concebido pela própria Ema. Não é de ficarmos de boca aberta perante tanto talento??? Um grande obrigado Ema!
Agora vou falar do dedal sobre a Torre de Belém que foi construída na era das Descobertas para defender Lisboa. Durante os séculos que se seguiram, a torre desempenhou funções de controle aduaneiro, de telégrafo e de farol. Serviu também como prisão política durante a ocupação filipina (1580). Finalmente em 1983, a UNESCO classificou-a como Património Cultural de toda a Humanidade. É um dos meus monumentos preferidos e não é que também aparece um dos maiores poetas da língua portuguesa: Fernando Pessoa (1888 - 1935)! O dedal está fantástico!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

OFERECIDO PELA PAULA

Na semana passada, a minha colega Paula presenteou-me com este lindo dedal azul. Este santuário situa-se perto de Sernancelhe, no distrito de Viseu. Uma curiosidade: este santuário e o de Santiago de Compostela chegaram a ser, em tempos, os dois mais importantes da península ibérica.
Obrigada Paula por te teres lembrado de mim durante o teu passeio e por teres enriquecido a minha coleção!!!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

TROCA COM ALENA















































A Alena, da Rússia, propôs-me uma troca e depois de mais de um mês (já os imagina perdidos), chegaram hoje os dedais. Ainda há dois que trazem uma inscrição mas quero descobrir a tradução antes de os colocar no blogue. Estou muito contente com as minhas novas aquisições. Aproveitei também umas fotos da Alena, estavam tão bem! Obrigada Alena!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

GENEROSIDADE



No mês passado, a minha colega Alexandra que é Russa surpreendeu-me ao oferecer-me este dedal . O marido foi em trabalho para a Rússia e esteve com uma amiga que, ao saber que a Alexandra tinha uma colega que gostava de dedais, resolveu, sem mais nem menos, oferecer-me um. Ela não me conhece, por isso digo que mostrou muita generosidade. Nem sei como se chama mas agradeço-lhe muito.

A Alexandra explicou-me que a palavra que está no dedal é o nome de uma lenda mas não me soube bem explicar a história.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

TOLEDO


Este meu parzinho não é castiço?