terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MIMINHOS




No grupo, foi organizado um intercâmbio. A minha amiga invisível (agora visível) foi a minha conterrânea Ema.
Vejam só quantos miminhos estavam escondidos na caixa!!
Relativamente aos dedais, o 1º foi feito pela sua mãe com mais de 80 anos. Um encanto!
Fiquei toda contente com os dedais do mais famoso galo de Portugal e com o dos Açores também.
Ema, um grande obrigada!



sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

DA AMIGA RÔ



A minha amiga Rô presenteou-me com estes dois lindos dedais brasileiros que vinham dentro desta caixinha muito bonita.
Ainda me ofereceu uma agenda.
Muito obrigada Rô por ser quem é!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DA AMIGA AMÉLIA


A minha querida amiga Amélia presenteou-me com todos estes lindos dedais. Fiquei logo a "saltitar" de alegria!Não tinha nenhum de Mafra, nem da Ericeira.
Ainda não conheço o convento de Mafra mas sempre tive muita curiosidade, uma vez que o meu pai regressou de lá encantado com a visita. Este monumento foi iniciado em 1717 por iniciativa do rei D. João V em virtude de uma promessa que fizera no caso de ter descendência. É famoso também pelos seus carrilhões,

conjunto único no mundo pelas suas dimensões e beleza do seu mecanismo.
Os três últimos dedais são da linda vila piscatória da Ericeira e o do Palácio da Pena veio fazer companhia aos meus outros dedais de Sintra.
Um grande obrigada a minha amiga Amélia e ao seu filhote que foi festejar o aniversário na Ericeira e ainda arranjou tempo para me trazer estas lembranças!

domingo, 18 de dezembro de 2011

FEITOS PELA MARA




Todos estes dedais foram realizados pela Mara, uma artesã argentina talentosa e responsável pelo nosso fórum. É sempre um prazer olhar para estas preciosidades quando passo pela minha vitrine!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

TROCA COM BEATRIZ


Estou encantada com a troca que fiz com a Beatriz (da Argentina) que pertence também ao fórum! Graças a ela, chegaram os meus primeiros dedais egípcios! Yupiiiiii!!!! E também os meus primeiros de couro que aparecem no post mais abaixo.

MAIS DEDAIS DA BEATRIZ


Mais umas recordações da Beatriz. Muito obrigada!



















A Beatriz ofereceu-me estes três dedais de couro feitos por uma amiga.

Gracias Bea! São os meus primeiros de couro.













O dedal com as rosas é lindíssimo e achei muita piada àquele em forma de concertina.











domingo, 11 de dezembro de 2011

PRESENTE DA MINHA PRIMA


Na sexta-feira, recebi uma encomenda da minha prima Lurditas que me presenteou com uns dedais dos seus passeios (os outros estão no post abaixo).
Cá estou eu toda contente com o meu primeiro dedal da ilha de Malta. É um arqupélago situado no centro do mar Mediterrâneo e um dos países europeus mais pequenos (316 kms quadrados). Com um mapa, não me perco de certeza! Lurditas, obrigada pela atenção!

DA MINHA PRIMA LURDITAS


Mais uns dedais oferecidos pela minha prima: o elétrico de Lisboa, a fortaleza da vila alentejana de Reguengos de Monsaraz, que foi edificado na altura das Guerras da Restauração e o palácio da Pena em Sintra.
Dedais bem bonitos!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MAIS UMA SURPRESA DA CRISTINA!


A minha querida colega Cristina, de vez em quando, faz-me assim umas doces surpresas!
Foi a uma feira e, ao ver estes gatinhos tão fofinhos, não resistiu e trouxe-mos na 3ª feira. Foram logo adotados!!!
Cristina, muito obrigada!

sábado, 3 de dezembro de 2011

FLOR ARGENTINA


Ainda não tinha mostrado este dedal argentino que a Susana me enviou no ano passado.
É um dos meus preferidos!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DA MINHA AMIGA LUÍSA


A minha Amiga Luísa foi em trabalho para esta pequena cidade do sul da Holanda e, claro, não se esqueceu de mim!
Quando se pensa na Holanda, lembramo-nos logo das tulipas, das bicicletas e dos moinhos. Estes eram usados para retirar água da chuva que alagava a terra. Funcionavam, entre outras coisas, como uma bomba de água que levava o excesso para o rio. É que a Holanda encontra-se abaixo do nível de água (daí o nome Países Baixos). Em 1953, os moinhos foram desativados e hoje se tornaram uma atração turística. Alguns até foram considerados património da Humanidade pela UNESCO.

domingo, 27 de novembro de 2011

CLOISONNÉ: A ARTE DO ESMALTE


Ainda não tinha mostrado estes dois dedais que a Ana do nosso grupinho me enviou no ano passado. Aliás, esta foto não é minha, é dela.
O cloisonné é a arte decorativa de aplicar tiras finas de esmalte de todas as cores na superfície de um objeto de cobre ou de bronze, o qual é levado ao fogo para se tornar uma obra de arte brilhante e colorida. Esta técnica artística atingiu o máximo de perfeição na China, em meados do séc. XVI. O cloisonné chinês tornou-se então o padrão para avaliar a qualidade e a beleza de todo o cloisonné em todo o mundo.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PONTO MAIS OCIDENTAL DE PORTUGAL


Ontem, falei com a minha prima Lurditas e lembrei-me deste bonito dedal que me ofereceu no verão.
O grande Luís de Camões descreveu este local como Onde a terra se acaba e o mar começa.
O nosso Cabo da Roca é especial, pois é o ponto mais ocidental não só de Portugal, como também da Europa.

domingo, 20 de novembro de 2011

DEDAL DE METAL



Um dos meus preferidos.
Este dedal relembra que todo o trabalho do genial arquiteto de Barcelona, António Gaudi, foi inspirado pelas formas e pela geometria.

Bom domingo a todos!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CATEDRAL DA CIDADE DO MÉXICO


A Catedral Metropolitana do México (1534) está situada no centro da capital, sendo a maior construção religiosa de toda a América Latina.
Lá fiquei a conhecer, graças à Itzul, mais um monumento grandioso!

sábado, 12 de novembro de 2011

GANHEI UM CONCURSO!!!



A Aranzazu (pois, é um nome espanhol pouco comum!) do meu grupo de colecionadoras organizou uns concursos. Cada semana, ela pedia para mostrarmos o nosso dedal preferido, o mais bonito dedal estrangeiro, o mais raro, etc... Depois, cada uma de nós votava em privado. Na semana dos conjuntos de dedais, lá mostrei uns pintados à mão de Coimbra. Então, não é que ganhei! Recebi ontem estes três lindos dedais da terra da Aranzazu e uns chocolatinhos deliciosos, pois ela já sabe que sou uma gulosa e que gulosa!!!!! Realmente, há pessoas muito generosas!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MEUS 1ºs DEDAIS DE PEDRA


Estou encantada com estes dedais feitos de pedra! O 1º e o 3º são de mármore, o último de ónix. O 2º, nem sei. O que interessa, é que estou toda contente! E vieram de bem longe graças à Itzul que é uma colecionadora mexicana. Tantos dedais do mundo inteiro sem eu precisar de sair de casa...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DIRETAMENTE DA IRLANDA


O meu Carlos esteve, há pouco tempo, na Irlanda e trouxe os meus primeiros dedais de lá. E bem bonitos que são!!!

sábado, 29 de outubro de 2011

DA MINHA COLEGA CRISTINA


Há 15 dias atrás, a minha colega Cristina ofereceu-me este bonito dedal de Ibiza. Comprou-o numa feira de solidariedade na igreja de S. José. Pensou que era uma maneira de contribuir e de me alegrar o dia também. Obrigada querida Cristina!!! Beijinhos.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TROCA COM MERCEDES




A Mercedes é da Argentina e integrou o nosso fórum há pouco tempo. Só tinha um dedal português e lá combinámos o seu 1º intercâmbio! Recebi as suas bonitas surpresas na segunda-feira. O 1º dedal representa a casa de Tucumán onde foi declarada a independência da Argentina em 1816.
Não podia faltar a popular Mafalda!
A Mercedes explicou-me que o 3º dedal foi feito de corno de boi.
Teve também a amabilidade de me oferecer produtos típicos da sua cidade que fica a Norte do seu país: brincos, pulseira, dois ímanes com o instrumento musical e a bebida. Gracias!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

UM PASSEIO POR ITÁLIA





Que rico passeio me permitiu fazer a Ana do nosso forum e que vive em Itália!!
Primeiro, a magnífica catedral de Milão que já foi descrita num post. Pinóquio não podia faltar! Torre de Pisa: começou a sua famosa inclinação logo após o início da sua construção em 1173 (embora não fosse essa a intenção do arquiteto), devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado. Florença: berço do Renascimento, é considerada uma das mais belas cidades do mundo. O certo é que é um dos poucos lugares no mundo em que estão reunidas tantas obras de arte executadas por alguns dos maiores génios que a humanidade conheceu. Veneza: símbolo do romantismo; Camogli: estância turística; Nápoles: terra natal da pizza; Génova: um dos maiores portos da Europa que rivaliza com o de Marselhas; Turim: 4ª maior cidade de Itália, naquela torre fica o Museu do Cinema. Por fim, o Arco Augusto em Perugia que data do séc.III antes de Cristo e que comemora o perdão dado por Augusto à cidade que havia apoiado o general Marco António na guerra civil, pouco antes. E por hoje, é tudo!!!!

sábado, 15 de outubro de 2011

MARAVILHA DE PORTUGAL


Ex libris da vila de Sintra, o palácio da Pena faz parte das maravilhas do nosso país. Edificado a cerca de 500 metros de altitude, a sua construção remonta a 1839. Extremamente fantasiosa, a arquitetura do palácio utiliza motivos mouriscos, góticos, manuelino e segue o espírito dos castelos alemães do centro da Europa.
Sinto-me sempre tão romântica em Sintra...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TAVIRA - DA PA


Há 15 dias atrás, lá fui eu comer uma deliciosa lasanha a casa da PA e do JP (simpático dono do blogue Enclavado) e no fim ainda tive direito a um bonito dedal trazido das suas férias a Tavira.
Gosto do seu desenho. Um grande obrigada, Amigos!
Aproveito para o dedicar ao poeta algarvio Vieira Calado cuja poesia é lindíssima.

domingo, 9 de outubro de 2011

DO MEU MARIDO




Hoje, chegou o meu Carlos de Washington com quatro lindos dedais, yupi!!!!!
Nos dois últimos, vê-se o Capitólio que serve como centro legislativo do governo.O edifício é destacado por sua cúpula central e por suas duas alas, cada qual para uma das câmaras do Congresso: na ala norte situa-se o Senado, enquanto na ala sul, situa-se a Câmara dos Representantes. A estátua sobre a cúpula é a Estátua da Liberdade.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TROCA COM YANICK


Conheci Yanick da Bélgica através da Agnès e trocámos estes bonitos dedais. O 1º refere-se à célebre batalha de Waterloo (1815) em que as forças francesas, lideradas por Napoleão, ganharam às Britânicas. O combate decorreu nas proximidades da aldeia belga de Waterloo e lá ficou ela famosa!
Através do 2º dedal, fiquei a conhecer a abadia de Maredsous, famosa pela sua cerveja.
No 3º dedal, aparece a estátua emblemática de Bruxelas e a catedral (séc. IX).
E assim acaba a minha visita guiada por Bruxelas! Merci Yanick!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

TROCA COM AGNÈS


A Agnès do sul de França escolheu estes três lindos dedais para mim. No 2º, veem-se campos de lavanda e no 3º, mais lavanda. Esta planta já era utilizada pelos Romanos para conservar a roupa e perfumar os banhos. A partir da Idade Média também começou a ser utilizada em medicamentos. A partir do séc. XIX, o sul de França dedicou-se ao seu cultivo. Esta planta é mais utilizada em perfumes de homem. A Agnès também teve a gentileza de me enviar lavanda que ela própria apanhou. Merci!


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MAS QUE SURPRESA HOJE!


Hoje de manhã fui a minha caixa de correio e qual foi o meu espanto ao ver um envelope da Amélia (Lisboa) com quem uma vez fiz uma troca! Abri e estavam lá dois lindos dedais. Disse-me que queria fazer-me uma surpresa e olhe que fez!!!! Uma GRANDE surpresa!!! Um dedal de França (que está no post de baixo) mais um da Suiça. Logo eu que não tinha nenhum desse país!!!
Muito obrigada Amélia por este bonito gesto que me alegrou o dia!!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PARA A MINHA MÃE


Hoje é um dia especial: se fosse viva, a minha querida mãe faria 76 anos.
O dedal diz que é a melhor mãe do mundo e para mim, o foi e será para sempre.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TORRE DOS CLÉRIGOS


Depois da capital, a nossa segunda cidade, o Porto com o seu monumento emblemático: a Torre dos Clérigos.
Monumento de estilo Barroco que se tornou o ex-libris do Porto . É a torre mais alta de Portugal, com seis andares e 225 degraus. Mede 76 metros de altura e a sua construção iniciou-se em 1754 e foi concluída em 1763.
Do alto da torre vislumbra-se quase toda a cidade do Porto e do Rio Douro até à Foz.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

LISBOA


Este dedal foi-me enviado pela Ema e mostra uma obra de arte nacional: o bonito Arco da rua Augusta, no Terreiro do Paço. Foi construído em 1873. Há esculturas que representam a Glória coroando o Génio e o Valor e outras retratam Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e o Marquês de Pombal. O texto inscrito no topo do arco remete à grandiosidade portuguesa aquando dos Descobrimentos.
O 1º elétrico apareceu em 1901 e é uma boa oportunidade de percorrer os mais belos bairros antigos da capital.




domingo, 11 de setembro de 2011

ÚLTIMA ESCALA


Sabem aquele provérbio que diz que o melhor deve ficar por último? Pois é, aplica-se à última escala do cruzeiro que os meus primos fizeram: S. Petersburgo. Foi sempre uma cidade que me atraiu por ter tanta história: palácios, museus, catedrais, teatros, enfim uma beleza infinita de monumentos. Eu lá fui vendo as fotos (sniff!!!!). De lá, veio este minidedal bem fofinho!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PORVOO


3ª paragem dos meus primos: Parvoo. É a 2ª cidade mais antiga da Finlândia. O que é particular é que é bilingue: 64% da população fala finlandês, 33%, sueco e 2% tem outro idioma nativo. Tudo isso na mesma cidade!
Este dedal, pintado à mão, é bem bonito!


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TALIN


2ª paragem do cruzeiro:Talin, capital da Estónia.
Dizem que é uma das mais belas cidades da Europa.
Há de ser um bocadinho fria para o meu gosto...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CAVALO DE DALARNA

Não há nada melhor do que as férias!!! Ainda por cima, são também muito boas para enriquecer a minha coleção!!!
Uma prima minha fez um cruzeiro (a sortuda!) e trouxe-me um dedal por cada país por onde passou. A primeira escala foi na Suécia onde encontrou este lindo dedal que representa um dos símbolos desse país: o cavalo de Dalarna que é uma figura tradicional em madeira (séc. XVIII), da região de Dalarna. Há dúvidas sobre a sua origem. Ou foram os lenhadores que, para passar o tempo, esculpiam cavalos (importantes na época) ou foi um soldado que ofereceu um cavalinho a uma criança e a família agradeceu-o com comida. Soube-se e os outros soldados também começaram a esculpi-los em troca de alimentos.
Bem, só tenho agora a dizer: obrigada pelo precioso dedal!