Já que estávamos a falar de barcos, apresento hoje os Rabelos do Porto! Até 1965, estas embarcações tipicamente portuguesas serviam para o transporte dos vinhos do Porto provenientes do Douro. Estes barcos foram construídos com características específicas para aguentar as difíceis condições de navegabilidade do rio. Antigamente, as pipas eram conduzidas em carros de bois até à margem do rio e depois transportados nos Rabelos até aos entrepostos de Vila Nova de Gaia. Hoje em dia, são usados para levar os turistas até algumas caves de vinho do Porto ou na altura das festas de S. João.
quinta-feira, 29 de março de 2012
segunda-feira, 26 de março de 2012
MOLICEIROS DE AVEIRO
Este elegante dedal veio de Aveiro onde vivem os meus cunhados. Representa um moliceiro que é um dos emblemas dessa cidade. Esses barcos pintados com cores fortes destinavam-se ao transporte de mercadorias e de moliço (vegetação da ria de Aveiro, utilizada para fertilizar os campos agrícolas). São hoje uma atração turística bem bonita.
quinta-feira, 22 de março de 2012
FUTEBOL
segunda-feira, 19 de março de 2012
quinta-feira, 15 de março de 2012
UM PASSEIO POR PORTUGAL
Três locais lindos de Lisboa: o Mosteiro dos Jerónimos (testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses), o Castelo de S. Jorge (séc. XIV) e a Torre de Belém (também do tempo dos Descobrimentos que está situado na margem do rio Tejo onde existiu, outrora, a praia de Belém).
Estes bonitos dedais foram-me enviados pela Ema.
Estes bonitos dedais foram-me enviados pela Ema.
Outro dedal da Ema.
Cascais, uma cidade linda!
A minha Amiga Fernanda foi dar uma voltinha a Trancoso e trouxe-me este bonito dedal.
Obrigada Fernanda!!!
Obrigada Fernanda!!!