quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PINTADOS ARGENTINOS






Estes dedais de madeira  fizeram parte dos primeiros que recebi da Argentina e são lindíssimos.
 

domingo, 24 de fevereiro de 2013

PINTADOS À MÃO ESPANHÓIS





Para este domingo, deixo dois dedais pintados à mão, o 1º de Argos (vila perto de Burgos) e o 2º de Jerez (perto de Cadiz).

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MATRIOSHKA

Aqui vai mais uma Matrioshka! Este dedal de madeira é pintado à mão. Vou repetir a história que já tinha escrito noutro post acerca deste brinquedo tradicional russo.
Conta-se uma história em que um senhor que esculpia e vendia bonecas, fez uma tão bonita que não quis vendê-la. Levou-a para a sua casa e deu-lhe o nome de Matrioshka. Todas as noites, antes de dormir, perguntava-lhe se estava feliz. Até que, numa certa noite, Matrioshka pediu um bebé. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou-a dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um. E lá foi o senhor fazer uma boneca e colocá-la dentro da Trioshka, chamou-se Oshka. Assim, seguindo o caminho das outras, na noite seguinte, Oshka pediu um bebé e lá foi novamente o senhor fazer mais um. Só que, desta vez, desenhou rapidamente um bigode e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebé novamente.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ANTÁRTIDA ARGENTINA

As reivindicações territoriais da Antártida estão presentes desde a sua descoberta no século XIX. Várias nações revindicaram territórios e, por isso, deu-se origem  ao tratado da Antártida.
Existe uma teoria para a delimitação desses territórios usando meridianos que dariam territórios à Argentina, ao Uruguai, ao Peru e ao Equador. Bem, mas este dedal argentino ilustra a reivindicação territorial na Antártida feita pela Argentina. Administrativamente, faz parte da província denominada Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul.  Esta reclamação territorial encontra-se suspensa pelo Tratado da Antártida de 1959,  em que esses países se comprometem a suspender as suas pretensões por período indefinido, permitindo a liberdade de exploração científica do continente, em regime de cooperação internacional.
O tratado possui também um regime jurídico que estende a outros países a possibilidade de se tornarem partes consultivas nas discussões que regem o estatuto deste continente quando querem realizar atividades de pesquisa científica.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

VÁRIOS MATERIAIS

Da Vicenta, recebi, há uns tempos atrás, estes dedais. O 1º é de vidro, o 2º de sabonete, o 3º de grés que é um material feito a partir de argila de grão fino (no fundo, uma espécie de porcelana mas mais resistente). O 4º é de couro e foi feito pela Vicenta. 
Nada melhor do que virem acompanhados por chocolatinhos!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

MAIS UM PARA A COLEÇÃO!





Hoje, a minha amiga Luísa ofereceu-me este dedal pintado à mão que trouxe de uma voltinha que deu a Óbidos.
Obrigada!!!