domingo, 27 de abril de 2014

EM DELFT

Quando fui à Holanda, alugámos uma casinha onde o meu marido costuma ficar quando vai trabalhar para lá. Fica em Delft, que é uma das cidades mais lindas que já vi.  É toda ela construída sobre água. É a terra natal de Vermeer que pintou os famosos quadros: A rapariga do brinco de pérola e A Leiteira. Pensava eu vê-los ao vivo, mas o 1º está em Amsterdão e o 2º em Haia. Pelo menos, estive na casa museu. Esta cidade é mais ou menos do tamanho de Coimbra e vive, tal como Coimbra, da sua universidade que é a mais prestigiada do país a nível das engenherias.Vale a pena visitar tanto a parte antiga como a moderna. Estão juntas no meio de um grande parque verde cheio de canais.
Quanto à parte histórica da cidade, é completamente imperdível!
Mas, o que é que faz um pinguim no meio dos dedais de Delft? A senhoria da casa disse, uma vez, ao meu marido que fazia a coleção de tudo o que estava relacionado com os Beatles. E realmente, fiquei encantada com a sua coleção. Claro que, na altura, o Carlos falou dos meus dedais. Então não é que quando cheguei a Delft, a senhora tinha deixado um dedal seu para mim!                                   
                                                        Casa museu de Vermeer
                                                       Todas as ruas de Delft são assim
                                                      Uma vista da Universidade Técnica
                                                       Outra vista
                                               Achei piada à receção da biblioteca da faculdade de arquitetura,
                                               toda ela feita de livros.




terça-feira, 22 de abril de 2014

CÁ ESTOU EU DE VOLTA...

 
Pois é, cá estou eu de volta depois de uma interrupção bem merecida!
Fui visitar a Holanda e só vi maravilhas. Fiquei impressionada com a boa disposição e descontração dos Holandeses. Deve ser por andarem tranquilamente de bicicleta no meio de uma linda paisagem verde cheia de água. Bem, dois terços do país estariam inundados se não fosse o melhor sistema do mundo de diques e canais que a Holanda desenvolveu. 
Fiquei encantada por ver toda a gente de bicicleta. Só se usa o carro para sair da cidade. Levam as crianças em cadeirinhas. Todas trazem sacolas. Tanto vão de fato e gravata como à desportiva ou de salto alto, etc... Uma coisa é certa, não vi ninguém gordinho.
Para a próxima, vou mostrar os dedais das cidades por onde passei. Aguardem...                             


domingo, 6 de abril de 2014

ONTEM, FUI AO PORTO...


Ontem, fui ao Porto com os primos de Mirandela. 
Subimos até ao cimo da Torre dos Clérigos (240 degraus estreitinhos), visitámos a livraria Lello (reconhecida como uma das mais belas do mundo), comemos as famosas Francesinhas (não sou grande apreciadora), trouxe mais uns dedalinhos (claro!!!!), passeámos...
No final da tarde, fomos assistir ao concerto do pianista chinês Yundi, na Casa da Música. Fiquei encantada. Cá em casa, sou a única que não toca piano, mas é sempre um prazer escutar alguém a tocar. Não tenho paciência para aprender, mas gosto de ouvir a musicalidade do piano. Valeu mesmo a pena ir ao Porto assistir ao concerto de um dos maiores pianistas da atualidade. A título de curiosidade, Yundi foi o vencedor mais jovem do prestigiado Concurso Chopin de Varsóvia. Desde então, tem corrido o mundo com a monumentalidade das suas interpretações. 
 Torre dos Clérigos                                     Vistas da Torre







                                                Livraria Lello

Pianista Yundi.