quinta-feira, 30 de abril de 2015
ENQUANTO ESPERO...
De regresso a Lisboa, fizemos escala em Colónia, na Alemanha e enquanto esperava, encontrei este único dedal que havia, que representa a catedral de Colónia. Começou a ser construída no séc. XIII. Quando ficou concluída em 1880, foi considerada o edifício mais alto do mundo.
Bom fim de semana prolongado!
sexta-feira, 24 de abril de 2015
A MINHA VIAGEM A PRAGA - Parte 4
Aqui ficam os meus últimos dedais e mais algumas fotos de Praga.
Aconselho o bairro judeu (Josefov), com o velho cemitério e 6 sinagogas históricas. É a cidade europeia com o bairro judeu mais bem conservado. Em oposição à Cidade Velha, localiza-se a Cidade Nova.
Por fim, atravessei a rua mais estreita do mundo.
Uma rua do bairro judeu
A Sinagoga Espanhola
Uma parte da Cidade Nova com as "casas dançantes"
Os elétricos vermelhos: o meio de transporte mais usado
Ópera
A rua mais estreita do mundo
Doce típico: kolach (massa com geleia de frutas com queijo). Só eu gostei.
Prato típico por excelência: o goulash checo (pão com carne guisada). Bem bom!
Sopa camponesa
Tenho um medo terrível de alturas (e de andar de avião), mas desta vez, obriguei-me a olhar pela janela e fui tirando fotos. Aqui, a voar pelos Pirinéus.
sexta-feira, 17 de abril de 2015
A MINHA VIAGEM A PRAGA - Parte 3
Ao descer do Castelo de Praga, chegámos ao bairro de Malá Strana, o 2º mais importante depois da Cidade Velha. Era a zona onde vivia a aristocracia. É muito agradável passear por lá, observando palácios e jardins. Encontram-se lá também as principais embaixadas. No centro desse cenário histórico, está a igreja de São Nicolau, considerada uma das jóias da arquitetura barroca.
A seguir, chegámos à ponte Carlos que separa Malá Strana da Cidade Velha. Uma maravilha!!!! Está protegida por 3 belíssimas torres góticas e apoiada em 16 arcos. Tem uma largura de 10 metros e está decorada por 30 estátuas.
Gostámos tanto de Malá Strana e da ponte que fomos lá 2 vezes.
Numa rua em Malá Strana Vistas da ponte Carlos
sexta-feira, 10 de abril de 2015
A MINHA VIAGEM A PRAGA - Parte 2
No 2º dia, atravessámos a ponte Carlovo, da qual falarei mais tarde, para irmos à zona do castelo de Praga, que é o monumentol mais importante do país. Sede do poder político e religioso desde o séc. IX, o castelo é composto por um amplo conjunto de palácios, catedrais e jardins que dominam a cidade de Praga. Por ocupar uma área superior a 72,5 mil metros quadrados, é considerado o maior castelo do mundo. Hoje em dia, é a residência oficial do presidente da República. Os edifícios religiosos também são impressionantes, destacando-se a catedral de S. Vito, a do Loreto e o mosteiro Strahov.
Só que naquele dia, nevou tanto que tivemos que ir embora. Ainda passeámos por uma parte do castelo e os seus arredores.
No último dia, voltámos e desta vez, entrámos pela entrada principal e visitámos o resto. É realmente grandioso e monumental! Estava lá tudo o que gosto de ver!
Entrada principal do casteloVista da zona do castelo
Castelo com a catedral de S. Vito
Guardas do complexo do castelo (que roupinha fresca!!!)
Catedral do Loreto
Mosteiro de Strahov
Biblioteca do mosteiro de Strahov
Outra sala da biblioteca (tive que pagar 5 coroas para poder tirar a foto, nunca me tinha acontecido)
Com exceção do último dia, nevou sempre mas naquele dia foi de mais.
domingo, 5 de abril de 2015
A MINHA VIAGEM A PRAGA - Parte 1
Cheguei ontem de uns dias passados em Praga. Em boa hora, escolhemos essa capital conhecida como a cidade das cem cúpulas e realmente, vista de cima, é maravilhosa com todas as suas cúpulas verdes e douradas. É um autêntico museu a céu aberto, repleto de um belíssimo património arqutetónico e de jardins.
No 1º dia, fomos à Cidade Velha, denominada Staré Město, que é o centro antigo onde a cidade nasceu,
na Idade Média, nas margens do rio Vltava. As suas ruas são um verdadeiro
labirinto, onde se localizam prédios históricos, igrejas e
museus, além de lojas, restaurantes... A praça possui alguns dos edifícios mais antigos da República checa mas todos os monumentos e prédios estão muito bem cuidados. Não se vê nada abandonado. Achei a igreja interessante porque fez-me lembrar os castelos das feiticeiras más dos contos infantis. Outras atrações dessa praça são a casa de infância do escritor Franz Kafka e o relógio astronómico construído no século XV. Marca não apenas as horas, mas mostra
também a posição do sol, da lua e das estrelas, os signos do zodíaco e as estações do ano.
Saí da Cidade Velha encantadíssima (e mal sabia que ia encontrar locais ainda mais encantadores).
Esta é a casa de infância do Franz KafkaO relógio astronómico localizado na torre da prefeitura antiga