27/07/2010 - Então não é que toda a gente à minha volta tem um blogue!! Vou ensaiar um, apesar dos meus fracos dotes informáticos... Aqui vai: Este blogue é dedicado ao meu passatempo: a coleção de dedais. Acho-os peças lindas!! Através deles, vou me recordando das minhas belas viagens pelo mundo fora, das trocas e dos queridos Amigos que mos foram oferecendo.
Gosto muito do azul deste dedal. Só guardo boas recordações a todos os níveis dos meus anos universitários. Que saudades... Esta universidade é das mais antigas no mundo. Foi criada em 1290, imaginem! Mais de 20 000 estudantes andam por lá a queimar as pestanas. É um mundo!!!
No outro dia, estava eu na Baixa quando encontrei este dedal antigo numa loja de decorações. A Estremadura é uma antiga província portuguesa estabelecida na Idade Média e extinta no séc.XIX. O seu nome significa extremos do Douro, por designar os territórios adquiridos na sequência da Reconquista para Sul do Douro. Correspondia aos actuais distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal.
Em Setembro, coloquei uma foto deste dedal do lado do brasão russo mas a parte de trás também é bonita. Aí vê-se o Kremlin que é uma fortaleza que serve de sede do governo. Começou a ser construído em 1156 para proteger a cidade, até que no séc. XVII, as 20 torres foram ornamentadas com as cúpulas actuais.
No ano passado, fomos almoçar a Condeixa. Não é que o restaurante, vendia peças de artesanato, incluindo dedais! Claro, aproveitei logo! Achei este dedal pintado à mão um mimo.
Este dedal é uma recordação do meu passeio por Mirandela. Gostei particularmente do parque nas margens do rio Tua onde se encontra esta ponte do séc XV que actualmente serve o trânsito pedonal e constitui um dos ex-libris da cidade.
Passei um excelente fim-de-semana em Mirandela com uns primos. A minha prima Teresa fez-me duas surpresas tão bonitas, em particular este dedal de madeira que representa um careto de Varge (aldeia do concelho de Bragança). O careto é uma personagem mascarada do Carnaval, é uma festa de tradição milenar (associada ao solstício e à iniciação dos jovens à idade adulta) que é celebrada em Trás-os-Montes.