27/07/2010 - Então não é que toda a gente à minha volta tem um blogue!! Vou ensaiar um, apesar dos meus fracos dotes informáticos...
Aqui vai: Este blogue é dedicado ao meu passatempo: a coleção de dedais. Acho-os peças lindas!!
Através deles, vou me recordando das minhas belas viagens pelo mundo fora, das trocas e dos queridos Amigos que mos foram oferecendo.


Seguidores

sábado, 28 de maio de 2011

TENERIFE



Estes dois lindos dedais de resina fizeram parte de um intercâmbio com a Ana que vive em Tenerife.
Fiquei a saber que nessa ilha, fazem-se safaris de camelo e de dromedário por entre paisagens parecidas com as do deserto do Saara que são as dunas de Maspalomas.
Já me fazem sonhar com as férias... Nunca mais chegam...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

TROCA COM NÚRIA (IBIZA)


A Núria propôs-me um intercâmbio depois de ver os meus dedais de Coimbra. Por acaso, eu não tinha nenhum de Ibiza. O dedal em forma de sapo, o par típico e o lagarto são de Ibiza. O lagarto transformou-se num símbolo dessa ilha porque encontram-se lá muitos.
Também gostei do dedal de metal do género ao que tenho das Astúrias.
O que me ensinou mais alguma coisa foi o primeiro. Pois, o Indalo é uma figura humana de uma pintura rupestre datada do Neolítico ou da Idade do Cobre. Foi descoberta em 1868 na região de Almeria. Conclusão, os seus habitantes adotaram essa figura como seu símbolo. Encontram-se muitas estátuas de Indalo nas ruas de Almeria.
A Núria ainda teve a gentileza de me presentear com um lindo íman da sua ilha. Gracias!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

LEMBRANÇA DA LUÍSA


A minha Amiga Luísa foi, no mês passado, a Barcelona e, lembrando-se da minha coleção, trouxe-me estes lindos dedais. Adquiriu o primeiro mas depois encontrou o pássaro e diz que não resistiu. Obrigada Luisinha!

domingo, 15 de maio de 2011

INTERCÂMBIO COM AMÉLIA
















A Amélia é natural de Trás-os-Montes e propôs-me estes três dedais que vieram enriquecer a minha coleção. Teve também a gentileza de me oferecer mais três dedais de crochet feitos por ela. Fiquei encantada! Muito obrigada Amélia!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

TROCA COM ESME (COSTA RICA)




Chegaram há poucas horas os dedais que troquei com a Esme da Costa Rica.
Por hoje, apresento dois que me deixam derretida. Mas não foi fácil cá chegarem! Esperei muito tempo por eles! Pela primeira vez, os dedais ficaram retidos na alfândega. Tive que assinar um documento a autorizar a abertura da encomenda, telefonar, etc... Pois, nunca se sabe, podia trazer algo pouco simpático...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

1º ANIVERSÁRIO DO GRUPO

















Hoje, faz um ano que o grupo de colecionadoras de dedais da América do Sul, de Espanha e Portugal foi criado! A administradora do fórum organizou uma troca de prendinhas que só poderíamos abrir hoje. O meu lá estava bem escondidinho para não haver tentações. Calhou-me a Mer de Tenerife que me mimou de mais! Chocolatinhos como gosto, um marcador para livros (nunca adormeço sem ler), um íman para a cozinha, um bordado para os guardanapos e 5 maravilhosos dedais. Estou encantada, claro! Obrigada Mer!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

LEMBRANÇA DO TEÓFILO

Ontem, o que é que eu tinha na minha caixa do correio? Este lindo dedal pintado à mão, oferecido por um tio do meu marido.
Por trás, está escrito Bairrada que é uma região de grandes vinhos. Nos finais do séc. XIX, os vinhos da Bairrada expandiram-se pelo mundo. Em Anadia, produziram-se os primeiros espumantes cuja qualidade logo foi reconhecida em Paris na Exposição Universal de 1900, com medalha de ouro. Pois, eu imagino que deve ser bom mas confesso que não consigo apreciar nada que tenha álcool.
Obrigada por se lembrar da minha coleção! Continuação de grande êxito para os seus torneios de golfe!

domingo, 1 de maio de 2011

BARQUINHOS PANAMIANOS

Estes dedais foram enviados pela Blanca aquando do nosso intercâmbio.
Os barcos lembram o comércio feito no canal do Panamá (que liga o oceano Atlântico ao Pacífico). As receitas geradas pelos tributos sobre a carga transportada representam 25% das riquezas do país! É muito importante parta eles, por isso vários dedais que recebi têm a ver com o canal.