27/07/2010 - Então não é que toda a gente à minha volta tem um blogue!! Vou ensaiar um, apesar dos meus fracos dotes informáticos... Aqui vai: Este blogue é dedicado ao meu passatempo: a coleção de dedais. Acho-os peças lindas!! Através deles, vou me recordando das minhas belas viagens pelo mundo fora, das trocas e dos queridos Amigos que mos foram oferecendo.
Estes dedais são uns exemplares daqueles que troquei com a Lúcia de Bilbau. Representam um dos museus de arte mais emblemáticos: o Guggenheim (1997). É original por ter sido construído com uma fusão irregular de pedra calcária, vidro e uma cobertura de milhares de folhas lustrosas de titânio. O museu é comparado a um barco com as velas enfunadas (lembrando as construções de navios em Bilbau) e a uma nave espacial, destacando a aparência futurística do museu (apropriado para as coleções de arte moderna). Obrigada Lúcia! Gostei!
A Séverine enviou-me estes lindos dedais da terra dos seus sogros (Moncoutant, pequena cidade francesa) e presenteou-me também com esta medalha em forma de dedal. Bem, melhor surpresa que esta, não podia ser!
Este dedal bem simpático foi me enviado pela Susana, desde a Argentina. Na altura, queixava-se muito do calor que estava e eu, em pleno inverno, morria de inveja!!!
Aqui mostro os últimos dedais que tenho trocado com minhas colegas colecionadoras. Estou à espera de uns da Costa Rica e em maio, devo fazer uma troca com o Uruguay. Uns reproduzem desenhos do séc XV, outros do séc XVII. Os dedais de Coimbra, pintados à mão, têm feito muito sucesso por este mundo fora!! (não é por serem de Coimbra mas são dos mais lindos que conheço...)
Este dedal fez parte do 1º intercâmbio que fiz com a Mer (que também faz parte do nosso grupo de colecionadoras). Está escrito de lado Granada porque a Mer é de lá mas vive em Tenerife. Eu cá achei este dedal um mimo!
Eu e a Roser de Barcelona fizemos uma troca há pouco tempo. Gostei muito das cores dos dedais e estão todos relacionados com Gaudi, o génio arquiteto que deixou obras como a catedral da Sagrada Família, a escultura do Lagarto e a Casa Battló (conhecida como a Casa dos Ossos devido ao formato das varandas que se assemelham a um crânio - 2º dedal de resina).