27/07/2010 - Então não é que toda a gente à minha volta tem um blogue!! Vou ensaiar um, apesar dos meus fracos dotes informáticos...
Aqui vai: Este blogue é dedicado ao meu passatempo: a coleção de dedais. Acho-os peças lindas!!
Através deles, vou me recordando das minhas belas viagens pelo mundo fora, das trocas e dos queridos Amigos que mos foram oferecendo.


Seguidores

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

SÉ VELHA

Em agosto, estiveram cá os meus Amigos de longa data, João e Isabel que vivem em Abrantes. Fomos dar uma volta pelos locais históricos de Coimbra. Foi tão bom! 
Na longa subida do Quebra Costas, encontrei este dedal com a igreja da Sé Velha.
 É a única das catedrais portuguesas românicas da época da Reconquista (aos Mouros) a ter sobrevivido relativamente intacta até os nossos dias. Vista do exterior, a Sé Velha (1139) lembra um pequeno castelo, muito comum às catedrais da época e explica-se pelo clima bélico da Reconquista.

32 comentários:

  1. Lindo dedal, com um motivo de grande valor histórico.

    Um beijo, Elisabete,
    da lúcia

    ResponderEliminar
  2. Um monumento lindo, com uma história riquíssima...

    Por exemplo, consta que o Alto Clero exigiu uma pasagem até ao actual Museu Machado de Castro (o edifício mais antigo de Coimbra), que chegou a ser Forum romano.

    Mas a Sé é ainda hoje (precisamente hoje), o local onde se realiza a Serenata Monumental da Latada e da Queima da Fitas.

    Além da Porta Especiosa...

    É uma riqueza do nosso país.

    Beijinho e continua com os nossos monumentos!!!

    e

    ResponderEliminar
  3. UN SALUDITO ELI,,,PRECIOSO EL DEDAL Y LA EXPLICACIÓN.FELIZ SEMANA.ABRAZOS........

    ResponderEliminar
  4. Sehr schöner Bericht...

    Sonnigen Gruß aus buntem Herbst

    Cloudy

    ResponderEliminar
  5. Muy bonito y el lugar también. Buen fin de semana

    ResponderEliminar
  6. Hola Eli: Coimbra ha de ser muy bello, porque con estas fotos no nos quedan dudas, el dedal es muestra de lo lindo que es.

    Gracias por tu apoyo, espero pasar el curso, pues tengo que exponer y llevar un proyecto creativo, no se puede faltar más de 3 veces, en fin, reglas son reglas.

    Un abrazo y feliz fin de semana.

    Ale
    Costa Rica

    ResponderEliminar
  7. Olá!Bom dia!
    Elisabete!
    Tudo bem?
    ...Sé...muito bonito o dedal.Diferente!Imagem que realmente lembra um Castelo. Bonita, também!
    Obrigado!
    Boa quinta feira!
    ah..é verdade, o Grupo lá no Facebook está muito bom. Em um mês,já estamos com mais de 150 membros divulgando seus links...
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. hace tres años fui a coimbra me encanta espero volver pronto (y si viajo mucho a tu pais porque soy gallego lo tengo cerca y es un pais hermano para mi que adoro)

    ResponderEliminar
  9. O dedal é mtº. interessante. Nunca tinha imaginado coleccionar dedais,
    mas agora estou con vontade. Nunca é tarde, não é?
    Você tem dedais maravilhos. Também adoro Óbidos.

    Um beijinho e desejo que esteja bem.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  10. Formidables construcciones, patrimonio historico invaluavel e bellissimo tamben seu dedal, me encanta, gosto demais!! Lindo, lindo!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Hola guapa, que bonitas ciudades tienes cerca, cada dedal divino, me quedo un rato más por aqui visitando todas las entradas que me he perdido en los ultimos meses. Besos

    ResponderEliminar
  12. Estes dedais encantam elizabete!

    Muito delicado!

    ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  13. elizabete

    se quiser dedais de silicone diga que eu vou comprar /RETROSARIA)



    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  14. Elisabete! Lindo dedal e linda Igreja! E vamos nóis... Estou novamente pedindo teu voto; desta vez para a nova fase do Top Blog, o Top 100 Top Blog. Posso contar com teu voto? Se já votou em alguém, não tem problema, pois pode votar em quantos blogs quiser! Para votar é tudo igual como da outra vez! O Selo já está na lateral direita do blog, onde estava o outro! Desde já agradeço, de coração! Juntos chegaremos!
    Ótimo final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Aí meu Deus não vejo a hora de estar por essas terras tão encnatadoras. Lindos dedais como sempre!
    Beijos e beijos!

    ResponderEliminar
  16. Muy original este dedal con forma de molino, ya veo que tenéis cosas muy bellas para ver por ahí, tengo que volver, ya que en una visita no se pueden ver todos los sitios lindos.
    Besotes!

    ResponderEliminar
  17. professores educadores em sala de aula ou não:, Pais, Artistas, Artesãs, Poetas, Escritores(as), Culinaristas,Evangelizadores, Blogueiros( as), em fim, todos que ensinam e educam merecem no dia 15 de outubro ser homenageados(as).
    Um autor desconhecido escreveu assim:
    " Educador, como ninguém, você exerce com maestria essa função. Você professora.,já foi criança e... ontem você não entendia muitas coisas, hoje precisa se fazer entender, criar soluções. No seu dia-a-dia a sua capacidade de amar é colocada à disposição de todos. Quando você volta para casa, a tarefa ainda não está terminada, mas a sua consciência está em paz. Você corre em paralelo com o tempo para não ficar ultrapassado. Aceita-se todo por dentro para mostrar a seriedade que é exigida e ainda sorrir para aqueles que precisam de afeto. Na sua angústia existencial ainda se propõe a ajudar a quem procura. Você avalia. Que coisa difícil é avaliar. Aprova , reprova e finalmente recupera. Pelos caminhos da sua vida você vai encontrando tantas portas.....umas quase se fecham, quando deveriam se abrir. Tantas que se abrem, quando deveriam fechar-se, Portas sombrias, enferrujadas, à espera de alguém ansioso por um toque, outras escancaradas pela falta de responsabilidade e amor. E você, passo a passo, vai contribuindo para cada uma delas. Você transforma, ilumina, esclarece, compreende e vence o desafio. É o suave mistério da sua vocação. Como você é importante!!!"
    Ser professor não é um dom é uma escolha e se escolhemos exercer esta profissão devemos cumprir com amor, dedicação e preparo, está sempre disposto a aprender.
    Como diz Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
    Feliz dia do professor e muito sucesso cada dia da tua vida! Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderEliminar
  18. Olá!Boa tarde!
    Elisabete!
    Tudo bem?
    domingo acabando, e aquele, cansaço só de pensar na segunda!
    Vim agradecer o carinho da visita e desejar um ótimo início de semana!Paz e luz!Ah..sim..e desejar um Feliz Dia do Professor, DIA 15....sucessos sempre!Você merece tudo de bom!
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. OI Elis.
    Que lugar lindo heim?Por sua história e paisagem.
    Bem, aqui no Brasil comemoramos dia dos professores dia 15 out.
    Espero que as prof do meu filho gostem pois fiz de coração.
    Obrigada pelas palavras de carinho
    Beijos grandes e boa semana!
    Andreza Canela
    Ü

    ResponderEliminar
  20. Dopo quello che mi hai detto sul mio blog, credo che avrai degli anni davanti a te prima di finire le foto della raccolta di dadi da cucire, considerando anche che ne potrai trovare degli altri. Ti prometto che se ne trovo uno originale a Venezia te lo regalerò. Buona giornata.

    ResponderEliminar
  21. Olá minha querida Elisabeth, vim agradecer a sua linda visita , o seu carinho no dia de hoje foi muito importante. Obrigada pelas felicitações, com certeza o dia ficou mais alegre e pleno .
    Em agradecimento sincero quero deixar um pensamento de um autor desconhecido que diz: Quero dizer que...
    É maravilhoso perceber que cada
    Amigo que cruza o nosso caminho
    é luz...É um prazer redobrado

    É a soma do amor ao quadrado.
    É a felicidade tê-lo ao nosso lado
    Amigos! Como é bom tê-los!
    Principalmente quando um deles
    É Você! Abraços da amiga de sempre Lourdes Duarte.
    Uma linda noite. Convido você a seguir o meu blog, será uma alegria.

    ResponderEliminar
  22. Olá Elisabete. O dedal é muito bonito. Mas o prazer de estar contigo e de dar esse passeio foi muito superior! :-) obrigado por tudo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Olá Elisabete. O dedal é muito bonito. Mas o prazer de estar contigo e de dar esse passeio foi muito superior! :-) obrigado por tudo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Olá Elisabete. O dedal é muito bonito. Mas o prazer de estar contigo e de dar esse passeio foi muito superior! :-) obrigado por tudo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. OI Elisabete! vim agradecer sua visita e por está seguindo o meu blog. Volte sempre será um prazer te ver lá. Postei um mimo pra você, espero que goste. Veja link na lateral do blog. Abraços uma linda noite.

    ResponderEliminar
  26. Minha querida Elisabete, Seu mimo é a oitava postagem, e na lateral do blog tem um link duas rosas e obrigada, ésó clikar e entra em todos. Faço isto em abradecimento a todos os meus seguidores. Bjuss

    ResponderEliminar
  27. Ahhhhh,mais este dedalll...este é um primor.Simplesmente adorei!!!E que postagem bonita Bete,eu ia amar passear por ai.Amiga vc não tem face? SE não tem faz um.Beijocas..

    ResponderEliminar
  28. Olá Elisabete! passei para te deixar um abraço e dizer que ganhei um lindo selinho e estou te presenteando. Espero que goste. Bjuss, uma linda noite.

    ResponderEliminar
  29. très joli dé !
    j'aime beaucoup quand tu mets les photos de ville !
    ça permet de découvrir...

    ResponderEliminar