27/07/2010 - Então não é que toda a gente à minha volta tem um blogue!! Vou ensaiar um, apesar dos meus fracos dotes informáticos...
Aqui vai: Este blogue é dedicado ao meu passatempo: a coleção de dedais. Acho-os peças lindas!!
Através deles, vou me recordando das minhas belas viagens pelo mundo fora, das trocas e dos queridos Amigos que mos foram oferecendo.


Seguidores

terça-feira, 27 de julho de 2010

OURO PRETO - Brasil


Obrigada Beatriz! Esta minha querida amiga nunca se esquece de mim nas suas viagens.
Não se sabe ao certo quem descobriu a primeira pedrinha de ouro. Corria algum dia entre 1693 e 1698. Provavelmente a expedição era comandada por Duarte Lopes. Naqueles idos bandeirantes serpenteavam as montanhas de Minas em busca da lendária Serra de Sabarabuçu, relatada pelos índios. Eram homens rudes, pois as adversidades assim exigiam, mas não perdiam a sensibilidade para reconhecer o fausto. Tanto é assim que nosso anônimo descobridor decerto ficou curioso com as pedrinhas escuras encontradas, enquanto escarafunchava o rio Tripuí (água veloz, em tupi). Ouro negro, eclipse de um sol de mais puro quilate, encoberto por uma camada fina de óxido de ferro.
Uma fabulosa e linda cidade setecentista encravada num vale profundo das montanhas mineiras, na região de Minas Gerais.
Dedal dedicado à Fátima, claro!

1 comentário:

MFMC disse...

Maravilhoso... e você retrata muito bem essa terra forte, essa pátria amada por tanta gente!!!
Obrigada pelo carinho, minha amiga!
Fátima