27/07/2010 - Então não é que toda a gente à minha volta tem um blogue!! Vou ensaiar um, apesar dos meus fracos dotes informáticos...
Aqui vai: Este blogue é dedicado ao meu passatempo: a coleção de dedais. Acho-os peças lindas!!
Através deles, vou me recordando das minhas belas viagens pelo mundo fora, das trocas e dos queridos Amigos que mos foram oferecendo.


Seguidores

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SAINT-EMILION - França

Hoje, recebi este lindo dedal da Christelle de França.
Na região de Bordéus (perto dos Pirinéus), produz-se um dos mais importantes vinhos franceses: o Saint-Emilion que até faz parte da lista das melhores terras vinícolas da UNESCO.
Neste dedal, estão muito bem retratadas as vinhas. Acho-o mesmo bonito!

sábado, 25 de setembro de 2010

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ESPIGA DE TRIGO

No Estado Novo, o Alentejo era considerado o celeiro de Portugal.
Os amplos campos de trigo e a tranquilidade da paisagem escondem um património surpreendente. A descobrir...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ALENTEJO - Portugal


Na semana passada, fui ao Alentejo.
Foi a ocasião de relembrar locais e bons momentos, uma vez que foi a minha casa ao longo de três anos.

domingo, 12 de setembro de 2010

BRASÃO DE SESIMBRA - Portugal

Outra vila à beira mar onde gosto muito de passear. É também dos melhores sítios para comer bom peixe.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

RÚSSIA


Estava eu numa reunião de trabalho, quando olho para a minha colega Alexandra que é russa e pensei "Mas que boa oportunidade de aumentar a minha coleção (nova ortografia, não me habituo...) com um dedal da Rússia"! No fim, perguntei-lhe se ia passar férias no seu país e lá lhe fiz a encomenda. Este mês, não veio com um dedal mas cinco e fez questão de mos oferecer. São todos bonitos e aqui estão em três posts.
Obrigada Alexandra!

MATRIOSHKAS - Rússia


Estes dedais de madeira são muito giros. Uma matrioshka é um brinquedo tradicional da Rússia.
Conta-se uma história em que um senhor que esculpia e vendia bonecas, fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou-a para a sua casa e deu-lhe o nome de Matrioshka. Todas as noites, antes de dormir, perguntava-lhe se estava feliz. Até que, numa certa noite, Matrioshka pediu um bebé. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou-o dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um. E lá foi o senhor fazer uma boneca e colocá-la dentro da Trioshka, chamou-se Oshka. Assim, seguindo o caminho das outras, na noite seguinte, Oshka pediu um bebé e lá foi novamente o senhor fazer mais um. Só que, desta vez, desenhou rapidamente um bigode e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebé novamente.

RÚSSIA

terça-feira, 7 de setembro de 2010

GRÉCIA


Grécia: um dos países que mais me encantou ou não seria eu uma apaixonada por Antiguidade Clássica! Foi tão bom andar pelas ruas de Atenas e pela Acrópole (cidade alta). É uma colina rochosa de topo plano que abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.
As ilhas gregas são maravilhosas no meio de um perfeito mar azul: Santorini, Rodes e Mykonos (minhas preferidas).

sábado, 4 de setembro de 2010

TUNÍSIA


Terra da minha lua de mel...
Foi a vez, este ano, dos meus Amigos João Pedro e Paula andarem por essas paragens.
Lá se lembraram do dedal da praxe. O lojista fez o preço e depois de muito regateio com JP e de ficar danado com os preços que ele oferecia, foram embora sem comprar nada. Continuaram pela ruela no meio das cores, dos cheiros, das pessoas a falarem todas ao mesmo tempo e do calor e lá andaram na sua odisseia de comparar preços e comprar lembranças.
Resolveram voltar à primeira loja. Quando chegaram, a Paula reparou no dedal que já tinha visto antes, pegou nele e aproximou-se logo um tunisino (mas não o mesmo com que tinham já falado). Perguntou o preço e o JP voltou a explicar que havia mais baratos, etc, etc e ele aceitou vender pelos mesmos dinares. Entretanto, o primeiro lojista voltou e reconheceu-os, ficou danado, não queria que o colega vendesse o dedal, porque tinham ido embora da primeira vez e foi ali uma discussão (só quem não conhece o JP é que não imagina a cena). O segundo vendeu-lhes o dedal, mas trocou-o por este de Jerba. Foi assim, nada de especial, mas uma história com peripécias!!!! E só quem já lá esteve é que imagina muito bem essas negociações...
Quanto a este dedal de latão, gosto das cores e dos desenhos (no outro lado, está uma palmeira), bem representativos dessa terra.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

FUERTEVENTURA - Espanha


Este dedal é tão bonito! Está muito bem desenhado com cores de verão.
Foi a minha amiga de longa data, Ana, que mo ofereceu no ano passado. Pessoalmente, nem conhecia essa ilha espanhola. O que descubro através dos dedais!!


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

D. SANCHO I - SILVES

A minha Boa Amiga Fernanda (com quem ainda ontem passei a tarde) ofereceu-me este dedal de Silves (Algarve).
Temos aqui o nosso 2º rei (1154 - 1211) que conquistou Silves aos Mouros e construiu um castelo onde se pode ver esta estátua.