27/07/2010 - Então não é que toda a gente à minha volta tem um blogue!! Vou ensaiar um, apesar dos meus fracos dotes informáticos...
Aqui vai: Este blogue é dedicado ao meu passatempo: a coleção de dedais. Acho-os peças lindas!!
Através deles, vou me recordando das minhas belas viagens pelo mundo fora, das trocas e dos queridos Amigos que mos foram oferecendo.
Aqui vai: Este blogue é dedicado ao meu passatempo: a coleção de dedais. Acho-os peças lindas!!
Através deles, vou me recordando das minhas belas viagens pelo mundo fora, das trocas e dos queridos Amigos que mos foram oferecendo.
Seguidores
terça-feira, 27 de dezembro de 2016
PRESENTE DA FILIPA
A minha enteada ofereceu-me este bonito dedal polaco, representativo da cidade onde esteve a fazer Erasmus.
Muito obrigada!
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
OS MOLICEIROS
O moliceiro é o nome dado aos barcos que navegam na ria de Aveiro. Originalmente era utilizado para apanhar moliço (umas plantas aquáticas usadas na agricultura). Hoje em dia estas embarcações são consideradas um dos ex-libris da cidade.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
FAROL DE AVEIRO
Durante o verão fui dar uma volta por Aveiro com a minha irmã. Fomos até ao farol da barra de Aveiro. A sua altura é impressionante. Foi construído entre 1885 e 1893, tendo sido à data o 6º maior do mundo. Atualmente é o 2º maior farol da península ibérica, sendo o 26º mais alto do mundo. Junto ao farol fica a praia.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
TROCA DE INVERNO
O grupo de colecionadoras a que pertenço organizou uma troca de dedais. Calhou-me a Arlete da Costa Rica, que me enviou estes lindos dedais com um chocolatinho da sua terra.
Acho tão interessante a expressão que usam como saudação ou como agradecimento "Pura Vida".
Acho tão interessante a expressão que usam como saudação ou como agradecimento "Pura Vida".
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
PARA CONDIZER
No ano passado, a minha colega Fernanda ofereceu-me este dedal da sua terra, Almeida. Este ano, lembrou-se de me trazer a vela a condizer com o dedal, pois são iguais. Achei tão querido. Obrigada!
sábado, 19 de novembro de 2016
OUTROS DA FIGUEIRA + SUPER LUA
Estes são os outros dedais que trouxe da Figueira da Foz. O primeiro representa a praia emblemática do Relógio, onde existem vários recintos desportivos no seu vasto areal.
Não resisto a postar duas fotos maravilhosas que "roubei" ao blogue do meu amigo JP (Enclavado) com a super lua fotografada na Figueira (até se vê o relógio) e já agora, outra da minha terra.
sexta-feira, 11 de novembro de 2016
UM SAPATINHO
Aqui fica o último dedal que a minha prima Lurditas trouxe das suas férias em Islantilla.
Faz lembrar-me das "queixas" sobre o espaço ocupado pelos meus sapatinhos, cá em casa. Eu não acho, mas...
sexta-feira, 4 de novembro de 2016
DE ONDE TRABALHO
Bem, já era tempo de mostrar uns dedais da Figueira da Foz para onde vou trabalhar todos os dias, desde o ano passado. Só mesmo em julho é que arranjei um tempinho para os procurar.
Achei graça a este dedal, pois retrata as tendas típicas das praias, diferentes das atuais espreguiçadeiras com os respetivos guarda-sóis.
A Figueira fica na foz do rio Mondego com o oceano Atlântico, daí o nome. Diz-se também que era uma zona cheia de figueiras (devem ter desaparecido entretanto). Ao longo da costa, há muitas praias, algumas famosas pelo seu grande areal. A Figueira da Foz é conhecida como a "Rainha das Praias de Portugal".
Eu que gosto tanto do mar, nem o vejo, pois estou no interior da cidade (e desertinha para regressar à minha terra...).
sexta-feira, 28 de outubro de 2016
COCOROCOCÓ!!!
Certo dia, apareceu em Barcelos um galego que foi acusado de ter cometido um crime. Foi condenado à morte. Pediu para falar novamente com o juiz, que estava a deliciar-se num banquete e reparou num galo assado na travessa. Então o condenado declarou estar tão inocente como o galo cantar quando o enforcassem. E não é que aconteceu mesmo o milagre!
Desde então o Galo de Barcelos tornou-se a lenda mais conhecida do país e o galo um dos nossos símbolos. Um dedal bem português!
sábado, 22 de outubro de 2016
AS MURALHAS DE CASTELO RODRIGO
A minha colega Fernanda foi visitar a aldeia histórica de Castelo Rodrigo, um autêntico espaço monumental que conserva importantes referências da época medieval. Entre elas são de destacar as velhas muralhas, aqui representadas neste bonito dedal pintado à mão.
Deu-me vontade de, um dia destes, ir lá dar uma volta.
Obrigada, Fernanda!
sábado, 15 de outubro de 2016
DA AMIGA AMÉLIA
A amiga Amélia foi passar férias à praia da Rocha e reservou estes dois lindos dedais de metal para a minha coleção.
Muito obrigada!
sábado, 8 de outubro de 2016
UM DEDAL BEM COLORIDO!
Como todos os anos, troco com a Ema do Barreiro dedais das férias. Enviou-me também este, dizendo-me que tinha vindo da Rússia, mas como estava a estranhar as letras, confirmei com a Agnieszka do blogue mythimblecollection. Está realmente escrito Rússia, com o brasão de armas.
sábado, 1 de outubro de 2016
OS LAGARTOS DE MAIORCA
Retomando o cruzeiro que a minha prima fez, a Lurditas também aportou na ilha de Maiorca e trouxe-me este lindo dedal cheio de lagartos, habitantes da fauna dessa ilha.
Obrigada!
sábado, 24 de setembro de 2016
DEDAL OU ROLHA?
Nestas férias fui passear ao Porto com a minha irmã e encontrei este dedal de madeira muito parecido às rolhas de garrafa, uma alusão ao famoso vinho do Porto.
domingo, 18 de setembro de 2016
DAS FÉRIAS DA FERNANDA
A minha colega Fernanda esteve em Belmonte e encontrou estes lindos dedais. O primeiro veio do Museu dos Descobrimentos de Belmonte. Eu nem sabia que existia lá esse museu. É dedicado à descoberta do Brasil (é a terra natal de Pedro Álvares Cabral). Se um dia for a Belmonte, já sei o que visitar.
Outra curiosidade: a origem do nome provém da localização da vila, no cimo de um monte que, por acaso, é belo.
Muito obrigada, Fernanda, por enriquecer a minha coleção!
sábado, 10 de setembro de 2016
CALÇADA PORTUGUESA
Estive em Lisboa e aproveitei para tomar café com a Amélia do blogue Dedais da Amélia. Veio acompanhada de uns dedais novos, dos quais estes. Não tinha nenhum com a nossa calçada. Calharam mesmo bem, eheheh!!!
São pedrinhas irregulares, geralmente em calcário branco e negro, que revestem os nossos passeios e formam, por vezes, padrões decorativos ou mosaicos.
Muito obrigada, Amélia!
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
SÃO AGORA 59 PAÍSES
A minha prima Lurditas fez um cruzeiro pelo Mediterrâneo que enriqueceu a minha coleção. Uma nova nação entrou na minha vitrina: o Mónaco.
Muito obrigada por este lindo dedal!
domingo, 21 de agosto de 2016
DAS FÉRIAS DA PAULA
A minha Amiga Paula também foi passar férias para o Algarve e trouxe-me este bonito dedal de Sagres, onde termina a Europa continental a sudoeste. O mar costuma ser tão forte que os antigos apelidaram esse local de "sagrado", daí o nome atual.
Muito obrigada, Paula! Para o ano, há mais passeios!
domingo, 14 de agosto de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)