27/07/2010 - Então não é que toda a gente à minha volta tem um blogue!! Vou ensaiar um, apesar dos meus fracos dotes informáticos...
Aqui vai: Este blogue é dedicado ao meu passatempo: a coleção de dedais. Acho-os peças lindas!!
Através deles, vou me recordando das minhas belas viagens pelo mundo fora, das trocas e dos queridos Amigos que mos foram oferecendo.


Seguidores

domingo, 29 de julho de 2018

DE ESPANHA

Cheguei há pouco de uns dias bem passados em Mirandela, em casa de uns primos. A Teresa tinha estas lindas prendinhas guardadas dos seus passeios. 
O 1º dedal com a sua forma sui generis (quadrada) de Finisterra, na Galiza. O nome deriva da expressão latina finis terrae, ou seja "fim da terra", pois esta vila é considerada o término dos Caminhos de Santiago e localiza-se na costa.
O 2º veio da sua viagem a Cerdanya na Catalunha, onde foi esquiar.
Muito obrigada! 😘


domingo, 22 de julho de 2018

AS LINHAS DE NAZCA

As Linhas de Nazca  são um conjunto de geoglifos (grandes figuras geométricas que só se podem ver do ar) antigos localizados no deserto de Nazca, a sul do Peru. As enigmáticas Linhas de Nazca foram criadas pela civilização nazca entre 300 a.c e 650 d.C. As centenas de figuras individuais variam em complexidade a partir de simples linhas até aranhas, macacos, lhamas, tartarugas, etc... 

sexta-feira, 13 de julho de 2018

TROCA COM O PERU


Há uns tempos atrás mostrei dois dedais vindos do Peru. Eram mais, mas chegaram partidos. Nunca me tinha acontecido isso. Embora não tivesse culpa, a Cláudia (blog dedais da Claudia) fez logo questão de me enviar outros e desta vez bem protegidos dentro de uma linda caixa.
Explicou-me que estes dedais representam alpacas (mamíferos oriundos do Peru) e uma tumi, que é uma faca cerimonial da época pré-inca).
No porta-moedas estão las chismosas, ou seja mulheres que, durante o trabalho, conversam muito. Devem ser as nossas cuscas...
Muchas gracias, Cláudia! 😘


segunda-feira, 9 de julho de 2018

ESLOVÉNIA



Dedal de metal da Eslovénia. Não consegui de maneira nenhuma tirar uma foto mais nítida.