27/07/2010 - Então não é que toda a gente à minha volta tem um blogue!! Vou ensaiar um, apesar dos meus fracos dotes informáticos...
Aqui vai: Este blogue é dedicado ao meu passatempo: a coleção de dedais. Acho-os peças lindas!!
Através deles, vou me recordando das minhas belas viagens pelo mundo fora, das trocas e dos queridos Amigos que mos foram oferecendo.


Seguidores

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

GANHEI UMA ADIVINHA!

A Loles bordou algo. Lembrou-se de pedir ao grupo para adivinhar o que era e oferecia um premio. Lá dei a minha resposta e não é que era mesmo um pássaro que a Loles tinha bordado! Cá recebi estes lindos dedais. Um deles é de Robledo de Chavela, vila onde vive a Loles (fica pertinho de Madrid). 
Entretanto, fiquei cá com umas saudades de comer cerejas! Obrigada Loles!

sábado, 24 de novembro de 2012

UM PASSEIO GRAÇAS À AMÉLIA

Esta semana, recebi umas prendinhas da amiga Amélia. De vez em quando, surpreendemo-nos assim. A acompanhar uns lindos dedais, estava esta bonita toalhinha que a Amélia bordou com muito carinho. 
Entretanto, os dedais permitiram-me passear. Primeiro, por Mirandela que conheço bem porque vivem lá uns primos do Carlos e depois pela vila natal da Amélia: Torre de Dª Chama, que fica a 25 kms de Mirandela. Fiquei encantada por conhecer a origem do nome dessa vila. 
Aqui vai a história:


Existia uma torre habitada por uma castelã, sempre pronta a dormir com quantos cavaleiros a procuravam e, para que não divulgassem o segredo de que tinha pernas de cabra, mandava-os matar no dia seguinte. Um dos mais espertos tirou-lhe o anel do dedo enquanto dormia e, ao sair, apresentou-o aos guardas do castelo como sinal de aliança com a dama e, claro, deixaram-no passar. Quando a castelã acordou e deu por falta do anel, mandou os criados apanhar o fugitivo, gritando-lhe: "a dona chama, a dona chama" (daí o nome de Torre de Dª Chama), mas nada conseguiram, e então viu-se desacreditada ao ser descoberto o segredo.
Também gostei de saber que há uma escultura representando um suíno. Tem 1,60m de comprimento e 0,92m de largura. Isso mostra que os nossos antepassados ainda no século VI, embora cristãos, adoravam os animais, segundo tradições que lhes vinham do paganismo. Soube que são esculturas zoomorfas em pedra granítica, representando porcos. Idênticas esculturas encontram-se nas províncias vizinhas de Salamanca e Zamora. Em Portugal são desconhecidos fora da região transmontana.

O 3º dedal é de Trancoso, cidade histórica, rodeada por muralhas com um belo castelo medieval.










Agora, descemos para Lisboa com os seus mais importantes monumentos: Restauradores, mosteiro dos Jerónimos, Proa dos Descobrimentos e Torre de Belém. Já tenho falado neles noutros posts. O 3º dedal representa a praça do Rossio, uma das mais belas da capital.
 


        Estação do Rossio


    Muito obrigada Amélia! E espero bem conhecer a sua terra.                            


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

GANHEI UM PRÉMIO!!!

Bem, eu hoje estou feliz da vida! Já explico. A Loles, do fórum das colecionadoras, organizou no mês passado vários concursos. Um deles era mostrar dedais feitos com diferentes materiais e eu toca a concorrer, claro! Então, não é que ganhei!!!!!
Recebi estes fantásticos dedais naquela caixa. Pareço uma criancinha com brinquedos novos, eh, eh, eh!!!
Aqui vão eles com mais pormenor:






Estes 2 de vidro. Vou chamar ao 1º, um dedal XXL.











O meu 1º dedal de nácar (substância produzida por alguns moluscos no interior da sua concha).

O 2º de cloissonné é uma maravilha!











De madeira, de ferro e de couro.













E por fim, estes que são reproduções de dedais indianos.

Com tantos dedais, já era tempo de eu aprender a costurar!!!

sábado, 10 de novembro de 2012

TENERIFE




Hoje, escolhi mostrar estes dois dedais pintados à mão de Tenerife,  maior ilha do arquipélago das Canárias, com 908.555 habitantes, pertencente à Espanha. 
Bom fim de semana!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CEUTA

Enquanto o meu marido está a fazer uns deliciosos crepes, deixo aqui dois dedais de Ceuta, enclave espanhol no território de Marrocos.
A 21 de agosto de 1415,  tropas portugueses conquistaram esta cidade para Portugal. Mas, em 1668, com o tratado de Lisboa assinado por Portugal e Espanha, Ceuta ficou para os Espanhóis. No entanto, esta cidade autónoma decidiu manter o seu escudo muito semelhante ao de Portugal. É só comparar: